Câmbio Automatizado Dualogic da Fiat
Câmbio automatizado ou também conhecido como robotizado Dualogic, que equipa alguns carros da Fiat.
Primeiro o Dualogic e depois com aprimoramento o Dualogic Plus.
O funcionamento na realidade consiste em um sistema dividido em duas partes o robô e o câmbio que é praticamente igual ao manual.
Na parte do robô temos:
Grupo de potência - constituído pelo reservatório de óleo, eletrobomba e acumulador de pressão. Com a função de gerar e manter a pressão hidráulica necessária para o funcionamento do sistema. Desse grupo será direcionado o fluído para as eletroválvulas atuarem na sequencia com os pistões.
Grupo das eletroválvulas - possui a função de transformar a energia hidráulica (pressão gerada pelo grupo de potência) em movimento através do grupo de pistões de seleção e de engate de marchas. Estes pistões atuam diretamente no eixo de comando do câmbio.

Câmbio Automatizado Fiat Dualogic


Câmbio Automático AL4
Transmissão Auto-adaptativa fabricada pela Peugeot, mas usada em carros da Citroen e Renault também.
Essas transmissões são parecidas, não iguais.
Possui sistema sequencial com quatro marchas à frente e uma à ré.
Conta ainda com gerenciamento eletrônico que trabalha por meio de um módulo exclusivo para efetuar o controle de seleção de marchas.
Com o sistema auto-adaptativa se ajusta à maneira de conduzir do motorista.
Alavanca de mudanças P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive). Ao empurrar a alavanca da posição D para a esquerda, passa a funcionar o tiptronic, com as quatro marchas seqüenciais, podendo ser movimentadas para cima e para baixo por quem prefere trocar a marcha manualmente.